IDENTIFICAR O CLIENTE: Este
é o ponto de partida para a elaboração do programa. Se a identificação do
cliente estiver errada, todo o programa perderá o seu sentido. Para a
identificação, pergunte: Qual é o problema a ser solucionado? Quais são as suas
necessidades? E que resultados deverão ser alcançados? Somente o cliente terá
as respostas para estas perguntas.
LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES
(LN): O LN trará a tona a "carência observada no
indivíduo ou no grupo, diante do padrão de qualificação necessário para a boa
execução da tarefas de uma função. Os resultados aqui traçados definirão as
ações a serem tomadas posteriormente.
Para realizar o LN podemos utilizar os seguintes instrumentos: Questionário; Avaliação de desempenho; Discussão em grupo; Reuniões inter-departamentais; Entrevista estruturada; Pesquisa de clima; Pesquisa de satisfação de clientes, entre outros.
Seja qual for o instrumento utilizado não podemos abrir mão da criatividade, tendo sempre em mente os objetivos da empresa.
Para realizar o LN podemos utilizar os seguintes instrumentos: Questionário; Avaliação de desempenho; Discussão em grupo; Reuniões inter-departamentais; Entrevista estruturada; Pesquisa de clima; Pesquisa de satisfação de clientes, entre outros.
Seja qual for o instrumento utilizado não podemos abrir mão da criatividade, tendo sempre em mente os objetivos da empresa.
DIAGNOSTICAR O PROBLEMA: nesta etapa o profissional de treinamento, irá analisar o desvio encontrado e assim verificar se o problema é solucionável através de um programa de treinamento.
- ELABORANDO UM PROGRAMA DE TREINAMENTO
A elaboração de um programa
de treinamento sempre será realizado com base em uma perfeita identificação e
interpretação das necessidades reais de treinamento.
Para definirmos com exatidão o que faremos no treinamento, será fundamental identificarmos os seguintes pontos: Público-alvo, Objetivos, Definição dos temas, Metodologia, Processos E técnicas.
Para definirmos com exatidão o que faremos no treinamento, será fundamental identificarmos os seguintes pontos: Público-alvo, Objetivos, Definição dos temas, Metodologia, Processos E técnicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário